“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
Jeremias 17:9

Esta é a mais pura e verdadeira citação a respeito sobre nossa liberdade, ela está relacionada diretamente ao nosso coração, e é da cultura popular que falamos que devemos seguir os desejos do nosso coração, que devemos seguir nosso coração, que o coração é quem manda e por ai vai.

Nos sentimos livres para segui-lo achando que nos levará a lugares que experimentaremos coisas maravilhosas e surpreendentes, que cada experiência contará e tudo mais.

Enfim, uma verdade sobre o nosso coração é que ele é enganoso, seus intentos são egoístas e sua liberdade falsa na maioria das muitas vezes, não estou dizendo que não há desejos bons nele, é claro que há, mas estou me referindo ao fato que até o que aparenta ser bom pode não ser!

Muitos porém vão discorda sobre o versículo acima (e como vão), afinal como querem seguir e satisfazer os desejos dos seus corações vão dizer que isso é besteira, que não faz sentindo nenhum, que o coração é que manda, e nisso caem no engano pois o coração do homem é mais astuto que estes que mencionam tais palavras e logo mais cedo ou mais tarde sucumbirão por segui-lo e cairão em seu engano.

Cristo uma vez mencionou algo muito intrigante a respeito do nosso coração:

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”
Marcos 7:21-23

Este é o nosso coração, seja para os que creem seja para os que não creem, seja homem ou mulher, jovem ou velho, não importa! Isso é o que há dentro dele e mais cedo ou mais tarde iremos sucumbir aos seus desejos caso não tomemos cuidado, pecando contra Deus e também pecando contra aqueles que nos amam e são próximos de nós.

Isso aconteceu com muita frequência em minha vida, vivia caindo nas ciladas do meu coração, achando que tudo podia e que estava certo e ele só me levava pra longe de Deus, me deixando cada dia mais arrogante e insensível, cobiçoso e vaidoso, mas de uns tempos para cá tenho me achegado a Deus com sua maravilhosa Graça que me abriu os olhos e consegui ver o trapo que tinha me tornado, pedi pra que Ele me ajudasse a guiar o meu coração pela sua palavra, logo lhes digo que não é fácil, mas também não é impossível e faço isso por conta de tudo que fiz para com Ele e para as pessoas ao meu lado onde sofreram com as minhas atitudes grosseiras e egoístas em especial a minha linda esposa.

Nosso coração nunca deve ser saciado, mas sim guiado por Deus através da sua palavra e guardado por nós:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Provérbios 4:23

Guardar o coração é tomar conta de tudo que há nele, é guarda-lo em oração e pela palavra de Deus, seja desejos bons ou maus ou até mesmo os aparentemente bons, é examina-lo para não cair no erro.

E quando guardamos o nosso coração através da leitura da palavra e pela oração, podemos sim desfrutar das coisas boas que nele habita, que claro por intermédio de Deus em Cristo ele começa a gerar em nossas vidas.

Quando não guardamos o nosso coração, mas seguimos os desejos dele, por muitas das vezes tomaremos decisões erradas que mais pra frente nos trarão decepções e uma frustração enorme por termos seguidos em frente com esses desejos, mas lembrem-se nunca é tarde mesmo escolhendo o que o coração manda.

Se guardamos o nosso coração e deixarmos Deus nos guiar então tudo ficará bem e como mencionei anteriormente desfrutaremos dos bons desejos que nele também pode emanar.

Bom, por enquanto é só isso, até a próxima e lembre-se de guarda o seu coração afinal de contas ele é enganoso! 🙂

Anúncios

3 comentários sobre “A Liberdade do Engano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s