“A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda.”
Provérbios 16:18,19

“O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego.”
Albert Einstein

Orgulho é o irmão mais soberbo da Vaidade, o qual vive de fama e prestigio, se gabando por conquistas e feitos, suas proezas são mostradas a todos, para que saibam que este pode tudo perante todos ao seu redor.

Com essa pequena prévia creio que consegui mostrar um pouco sobre o seu significado e partindo dai quero falar sobre o nosso orgulho, o Orgulho Masculino.

Nós homens somos orgulhosos principalmente pelas nossas conquistas pessoais, ter um bom carro, um ótimo emprego, status, fama, dinheiro e mulheres nos elevam para a mais alta arrogância diante de Deus.

Já tinha mencionado anteriormente a respeito de nós, e o fato é que temos orgulho de todas essas coisas principalmente em possuirmos uma mulher extremamente atraente, mostrar para os colegas e se gabar de sua conquista, isso mexe com o nosso ego e bom as mulheres sabem disso.

Mas quando nosso orgulho masculino é abalado, nós nos desestruturamos, e como um quebra cabeça jogado por uma grande ventania, ficamos nós em vários e vários pedaços espalhados por toda a sala que ali estava.

E quando nosso orgulho se desfaz, quando somos pisados e expostos, então vemos o quão pequenos e frágeis somos diante de todos que estão a nossa volta e principalmente Daquele que nos Criou.

Não sei bem até onde podemos chegar com o nosso orgulho, mas creio que quando nos tornamos excessivamente arrogantes, chegará uma hora que nossa estrutura será abalada e aprenderemos da pior forma possível que o orgulho não leva a lugar nenhum, isso é bem demostrado na vida de um certo rei chamado Nabucodonosor onde este teve um sonho que o Profeta Daniel o alertou que se o rei não deixasse seu orgulho e arrogância de lado o tal sonho se cumpriria lhe tornando um homem tão insensato a ponto de se parecer com um animal, e tudo isso aconteceu para lhe mostrar quem realmente ele era e quem realmente Deus de fato é.

“Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?”
Daniel 4:30

Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.
Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
Daniel 4:33,34

O orgulho é um veneno que contamina todo o coração e entendimento do homem e quanto mais soberbo a pessoa fica pior é, e fora que este nunca anda sozinho, a vaidade sua irmã caçula o acompanha aonde quer que ele vá.

É por isso que Deus em sua palavra diz:

“…Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
Tiago 4:6

A humildade é o melhor remédio para o orgulho diante de um Deus Santo e Bom, então minha sugestão hoje é que você homem que se vangloria de sua própria glória, comece a ser um homem mais humilde perante a Deus e perante os homens, pois mais cedo ou mais tarde assim como aconteceu comigo e com Nabucodonosor, Deus lhe tirará do pedestal…

Bom é isso pessoas, até mais e fiquem com Deus!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s